Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Quem espera no Senhor tem força de superar as decepções"

SALMO 25
1. A ti, SENHOR, elevo a minha alma,
2. meu Deus, em ti me refugio: que eu não fique decepcionado! Não triunfem sobre mim meus inimigos!
3. Não fiquem desiludidos os que em ti esperam; fique confuso quem é infiel por um nada.
4. Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos, ensina-me tuas veredas.
5. Faze-me caminhar na tua verdade e instrui-me, porque és o Deus que me salva, e em ti sempre esperei.
6. Lembra-te, SENHOR, do teu amor, e da tua fidelidade desde sempre.
7. Não recordes os pecados da minha juventude, e as minhas transgressões; lembra-te de mim na tua misericórdia, pela tua bondade, SENHOR.
8. Bom e reto é o SENHOR, por isso indica aos pecadores o caminho certo;
9. guia os humildes na sua justiça, aos pobres ensina seus caminhos.
10. Todas as veredas do Senhor são amor e verdade para quem observa sua aliança e seus preceitos.
11. Por teu nome, Senhor, perdoa meu pecado, por maior que seja.
12. § Qual é o homem que teme ao SENHOR? Indica-lhe o caminho a seguir.

O Salmo é a oração de elevação da alma, na qual podemos refazer as forças. O clamor de muitos é que não se decepcionem com as pessoas, com eles mesmos e com Deus. As pessoas precisam retomar o ânimo, pois o sentimento negativo age como a soda cáustica: corroendo, estragando e infeccionando todo o lugar pelo qual ela passa.

Hoje a Palavra é um convite para elevarmos a alma, em primeiro lugar, com relação ao sentimento de decepção com Deus. Muitas pessoas fizeram o próprio caminho por esperarem Dele uma resposta que ainda não receberam e por isso se decepcionaram, tendo um sentimento de mágoa pelo Senhor.

Sempre começamos exigindo que Deus nos obedeça e nos dê a resposta que queremos. Temos todo o direito de pensar e questionar os nossos sentimentos para com o Senhor, mas o que provoca a ira é fazer tudo isso esperando e exigindo d'Ele uma resposta, Muitos de nós estamos decepcionados e dizemos que o Senhor não nos responde, mas, muitas vezes, Ele respondeu e não Lhe demos atenção.

Quem vive a decepção com Deus começa a duvidar do amor paterno do Senhor, e acredita com todas as forças ser órfão do Pai do Céu. Em razão disso [de achar que é órfão] prefere as drogas, a violência e a desobediência, sendo esta a brecha perfeita para que o mal se estabeleça. Ninguém que pensa em tirar a própria vida deseja a morte, mas se diz cansado, por isso quer mudar de vida e sair do cenário de desastres.

A pessoa decepcionada fica cega, como se usasse uma viseira que não lhe permite enxergar outros caminhos além do mostrado pela decepção. No entanto, as direções apontadas a nós pelo Senhor são sempre superiores às que pedimos a Ele.

Quem espera no Senhor tem força de superar essas decepções e trocar os projetos que fez para os do Senhor.

Além da decepção com Deus, muitas pessoas estão decepcionadas com elas mesmas, causando a morte por todos os lugares por onde elas passam. Existem pessoas que hoje são de comunidades, de Igreja, mas têm se arrastado por erros do passado. Lembremos que a misericórdia é o amor de Deus que encontra o miserável. Se a nossa miséria está no passado devemos deixá-la se encontrar com essa graça [misericórdia de Deus] para sermos curados.

Hoje é o dia de pedirmos: “Mostra-me, Senhor”. Hoje é o dia que o Senhor quer nos indicar o caminho certo. Todas as vezes em que nos decepcionamos, no fundo é porque estávamos indo por um caminho errado. Somente o Senhor pode nos mostrar o certo.

Existe uma grande diferença entre o trabalho do pastor e do boiadeiro. Por isso se usa sempre o pastor para falar de Deus, pois este cuida das ovelhas seguindo à frente delas. Elas seguem o caminho, não se afastam do pastor; já o boiadeiro não vai à frente, ele fica atrás tocando a boiada, com o berrante, e quem vai ao lado, toca a boiada.

Deus Pai é o Pastor, vai à nossa frente, e que não sejamos como um boi que quer se desgarrar. Que tenhamos a humildade da ovelha que já tem um jeito humilde de seguir, pois muitos de nós precisa dessa humildade para assumir os erros.

Para Deus ir à nossa frente é preciso que sejamos humildes. Quem é pobre de coração tem o coração aberto, quem se torna pobre de si mesmo se torna rico de Deus. Uma pessoa vazia de si é mais cheia de Deus.

Quer aprender os caminhos do Senhor? Seja humilde e se esvazie de si mesmo. Todos os caminhos do Senhor são de amor e verdade, que são as bases da cura. O amor cura as feridas e a verdade nos faz crescer. Deus não paga o mal com mal, a moeda que paga esse mal é a misericórdia.

Hoje o salmista nos ajuda a elevar a nossa alma, ainda que tenhamos cometido grandes pecados. Que essa Palavra hoje nos tire dessa ideia errada de que a morte é a solução para os nossos problemas.

A chance está na misericórdia do Senhor que o alcança. Hoje não queremos mostrar um culpado, queremos mostrar um caminho. Hoje o caminho do Senhor é feito com o Pastor à nossa frente, e nós, como obedientes ovelhas, vamos seguindo os Seus passos.

Padre Fabrício Andrade

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço
Missionário da Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário