Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O poder da amizade!

Olha até onde o poder da amizade em Deus pode chegar!!!

O Ponto máximo, ápice, que duas pessoas, ou um casal, podem chegar é a amizade, o máximo do amor recíproco. Essa amizade capaz de ressuscitar, é de compaixão, se compadece com a dor e a alegria do irmão.

Entre Bethânia (lugar de descanso de Jesus) e Jerusalém fica o Getsêmani, o lugar da caveira, do sofrimento. Jesus tinha acabado de viver o momento ápice, a Santa Ceia, “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco” (Lc 22,15) e de lá foi para o momento de maior sofrimento e agonia em Sua vida. Mesmo já tendo dado tantas provas de que gostava de orar ao Pai sozinho, Ele escolhe três amigos para estarem com Ele naquele momento.

A verdadeira experiência de amizade é de liberdade, Jesus é  livre de entre os onze escolher três amigos, aos quais queria se revelar de forma mais profunda, se desfigurar. Esses três amigos na desfiguração (cf. Mt 26,36-46) são os mesmos que estavam com Ele na transfiguração (cf. Mt 17,1-8). Só sabemos quem são nossos verdadeiros amigos quando permanecem conosco também nos momentos de sofrimento, mesmo que os amigos venham a dormir (cf. Mt 26,40) estão ali ao nosso lado.

Tem momentos em nossa vida que vamos ter que passar estando a sós com Deus, nestes momentos nem nossos amigos vão conseguir nos ajudar (dormem) e ai entrar o respeito um com o outro e a liberdade “vigiai e orai” (Mt 26,41) e depois “dormi agora e repousai” (Mt 26, 45). Por mais que seja sofrido, temos muitas vezes que passar por isso, é bom então ter os amigos por perto dizendo que “estamos juntos”, mas ao mesmo tempo um pouco distantes respeitando aquele momento em que se precisa de espaço, isso também é necessário, ai pode-se ficar em oração.

Não devo ficar escolhendo amigos, tenho que deixar Deus me dar os amigos, ficar aberto aos sinais que Ele vai me dando no dia-a-dia. “Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o encontrou, encontrou um tesouro. Amigo fiel não tem preço, é um bem inestimável. Amigo fiel é um bálsamo de vida, os que temem o Senhor vão encontrá-lo. Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade, como ele é, tal será o seu amigo.” (Eclo 6,14-17)

A verdadeira amizade nos leva para Deus!!!


Leandro Rafael e Guilherme
Missionários da Aliança de Misericórdia
JAM de Setembro 2011 – Casa IES

0 comentários:

Postar um comentário